O Palácio Tiradentes foi reaberto, na última segunda-feira (17), e recebeu visitas que superaram as expectativas. Com média de 100 pessoas por dia, a sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), se prepara para receber um grande número de pessoas nesta sexta (21), data em que se homenageia o personagem histórico que dá nome ao palacete.
O perfil do público que já esteve no local, é formado por jovens de escolas públicas e privadas, grupo de turistas estrangeiros, cariocas e fluminenses de um modo geral não só com interesse em conhecer pontos turísticos da capital, mas principalmente mergulhar na história da República.
A equipe de guias, coordenada por Fernando Ebert, é composta por estagiários dos cursos de História, Ciências Sociais e Relações Internacionais, é possível ainda realizar a visita guiada em inglês. A tour, faz o visitante se transportar no tempo em cada espaço e pode ser descrita como uma viagem pela história do Brasil, como a do marceneiro que talhou os móveis da biblioteca e no final virou deputado.
A secretária Renata Costa, que participou da visitação no prédio histórico, ficou encantada. “Sempre tive vontade de vir aqui, e quando vi que a Alerj estava reabrindo o Palácio ao público, logo me inscrevi. Adorei ver a beleza da biblioteca e do plenário. Estou maravilhada”, disse.
A diretora do Departamento de Cultura da Alerj, Fernanda Figueiredo, frisa que a ideia é aproximar a população da história do Legislativo.