Caetano Veloso recebeu nesta segunda-feira (4) o título de doutor honoris causa concedido pela Universidade de Salamanca, na Espanha. O brasileiro foi indicado pela Faculdade de Filologia e pelo Departamento de Filologia Moderna em abril de 2021 e a decisão por homenagear Caetano surgiu de Pedro Serra, professor de Filologia Galega e Portuguesa. O título é a mais alta distinção acadêmica da instituição e pode ser atribuído a personalidades que contribuíram para a cultura, educação e/ou humanidade.
O músico, poeta, cantor, compositor, arranjador e produtor recebeu um livro e o anel alusivo por sua titulação de Doutor das mãos do reitor da Universidade de Salamanca, Ricardo Rivero Ortega. Caetano agradeceu a todos pela indicação, em especial a Pedro Serra, catedrático de Filologia Gallega Portuguesa
Em seu discurso, Caetano recordou sobre a nova literatura ibero-americana, que explodiu no último terço do século XX, revelando o quanto a nova literatura o influenciou em sua obra musical, sobretudo a de Jorge Luis Borges e Guillermo Cabrera Infante, bem como a sua relação com a comunidade latina de Barcelona, que incluiu Gabriel García Márques. O homenageado não esqueceu de incluir em seu rol de influenciadores os muitos argentinos e chilenos.