O Governo do Estado, através da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a cerimônia de início das atividades do programa.
O programa tem parceria com órgãos públicos e empresas privadas no que se refere ao encaminhamento do adolescente para oportunidade de estágio; Após o encaminhamento para estágio o adolescente recebe o benefício de uma bolsa auxílio que pretende um suporte financeiro a família, visando à preparação do adolescente no orçamento familiar e na educação financeira.
As aulas iniciarão no dia 31 de julho de 2023, na Sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, com a cooperação da UERJ em seu desenvolvimento. Até o momento o Programa já possui 40 alunos inscritos.
– Essa parceria só engrandece o município de Itaguaí. Desejo que o projeto chegue aos nossos adolescentes que realmente precisam-, disse o Prefeito Rubem Vieira (Rubão).
O Programa de trabalho protegido na adolescência (PTPA) é um treinamento, com duração de 3 meses.
– A gente nunca ouviu falar de um projeto assim em Itaguaí, é inovador. Aonde a gente mora não temos acesso, redes sociais então fica muito difícil, o Jovem aprendiz, até mesmo coisas para estudo. Esse projeto foi inovador-, elogiou a aluna e moradora, Sara Silva.