A Expo Itaguaí entrou para a história do meio ambiente. Durante a festa, os artistas que se apresentaram, pela primeira vez em suas carreiras, plantaram árvores de mata atlântica. A Expo 2023 foi a primeira feira agropecuária carbono neutro do país. Leo Santana, Thiaguinho, Wesley Safadão, Mari Fernandez, Fernandinho, Midian Lima, Elaine Martins, Padre Omar, Barões da Pisadinha, entre outros artistas e personalidades subiram ao palco da tradicional festa e em meio às apresentações fizeram o plantio de árvores de espécies de mata atlântica.
Encerrada neste domingo, 09/07, a Expo Itaguaí entrou para a história do meio ambiente. Durante a festa, os artistas que se apresentaram, pela primeira vez em suas carreiras, plantaram árvores de mata atlântica. A Expo 2023 foi a primeira feira agropecuária carbono neutro do país.
Leo Santana, Thiaguinho, Wesley Safadão, Mari Fernandez, Fernandinho, Midian Lima, Elaine Martins, Padre Omar, Barões da Pisadinha, entre outros artistas e personalidades subiram ao palco da Expo Itaguaí e em meio às apresentações fizeram o plantio de árvores de espécies de mata atlântica.
A Expo Carbono Neutro receberá o selo Prima Consciência Climática, selo reconhecido e validado no Brasil e exterior, fornecido pela OSCID Prima.
O secretário Antonio Marcos Barreto detalha que: “Ação contra a mudança global do clima é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU na Agenda 2030. Esta é uma pauta extremamente necessária e nos demanda ações urgentes, é muito significativo um evento realizado pela Prefeitura de Itaguaí, na gestão do Prefeito Rubem Vieira (Rubão), que traga em seu escopo essas ações, com foco neste plantio de árvores nativas do ecossistema local, que durante anos, foi tão devastado”.
Além da neutralização, a Secretaria também trabalhou na minimização das emissões de carbono através de ações estratégicas nas áreas do evento, tais como, gestão de resíduos sólidos, sendo possível destacar o incentivo do uso de descartáveis não biodegradáveis, a partir do fornecimento de aproximadamente 40% de copos, canudos e pratos biodegradáveis para os barraqueiros, e o aproveitamento dos estercos dos animais em exposição, destinados para a biodigestão, processo que irá gerar biofertilizante e energia sustentável, ação em parceria com a ItaBio, empresa sediada no município, que reafirma o compromisso do incentivo ao desenvolvimento da economia local.