Na último dia (05/05), a Prefeitura de Itaguaí inaugurou a nova sede da Residência Terapêutica, localizada no bairro Vila Margarida. Anteriormente oferecido na cidade, o Serviço Residencial Terapêutico (SRT) passa a funcionar agora em um imóvel próprio, representando um marco para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município.
O objetivo da unidade é oferecer mais dignidade de vida aos usuários. Atualmente, a casa abriga nove residentes, sendo quatro mulheres e cinco homens, e conta com o acompanhamento diário de uma equipe composta por cozinheira, auxiliar de cozinha, técnicos de enfermagem, cuidadoras, coordenação e equipe administrativa.
A Residência Terapêutica é uma unidade criada para atender às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves que perderam seus vínculos familiares e/ou comunitários. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Residência Terapêutica está vinculada ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que deverá acompanhar e orientar o trabalho das equipes do SRT, tendo como foco o cuidado em liberdade, a construção de autonomia, bem como o acesso à cidade.
“É importante salientar que essas pessoas eram colocadas em hospitais psiquiátricos, onde não tinham acesso a geladeira, fogão, não saíam, não tinham liberdade. A proposta dessa unidade é resgatar isso: que seja uma estrutura de casa, onde eles reaprendam a fazer coisas simples que foram perdidas ao longo desse período de institucionalização”, pontuou a diretora da RAPS, Andreia Kikumo.
O Secretário de Saúde, Carlos Eduardo Zóia, descreveu a aquisição do imóvel pelo prefeito como uma demonstração de sensibilidade e compromisso com a saúde pública municipal.
“O prefeito foi sensível ao adquirir este imóvel para a saúde mental. Isso mostra o quanto o gestor está empenhado em investir na saúde pública municipal”, descreveu o Secretário de Saúde, Carlos Eduardo Zóia.
Depois de uma semana de votação aberta ao público, a Prefeitura Municipal de Angra dos Reis divulga oficialmente o resultado da votação para a escolha do nome do Sistema Cicloviário de Mambucaba, que agora será chamado de MambuBike.
Entre os 169 votos contabilizados, o nome MambuBike foi eleito com o maior número de votos (65), seguido de Pedale Seguro (29) e Pedala Mambucaba (27). A escolha do nome foi o primeiro passo para a construção coletiva do projeto, que tem a ideia de envolver todos os
No dia 08 de março, a Secretaria de Cultura entregou certificados aos alunos do curso de gastronomia do Programa CriAtividades. O terceiro módulo trouxe de volta a turma de habilidades básicas e uma nova turma especializada em confeitaria. A cerimônia foi realizada na nova sede da Secretaria, que agora conta com um espaço estruturado para receber o público e eventos culturais.
A prefeitura de Paraty, responsável pelo Programa CriAtividades em parceria com a Secretaria de Cultura e a Secretaria Executiva de Governo através do Departamento de Patrimônio Mundial e Coordenadoria da Juventude, parabenizou os formandos pelo curso de gastronomia conduzido pela cozinheira chef Luciana Guimarães. Agradecimentos especiais também foram direcionados à Casa da Cultura, parceira na realização do curso e aberta à difusão de práticas culturais e artísticas.
A inauguração da nova sede da Secretaria de Cultura proporcionou às atividades culturais de Paraty um espaço organizado e de melhor estrutura física para a realização dos
Na última sexta-feira (12), cerca de 40 alunos concluíram o curso de jardinagem do Projeto ‘Jardinando Vidas’, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Mangaratiba em parceria com o Instituto de Eventos Ambientais (IEVA).
A solenidade de formatura da 2ª edição aconteceu no Casarão da Reserva do Sahy e contou com a presença da secretária da pasta, do Deputado Estadual e do presidente do IEVA. O ‘Jardinando Vidas’ prepara gratuitamente os alunos para atuar com paisagismo e jardinagem. Ao longo de seis meses, os estudantes aprendem técnicas teóricas e práticas e se capacitam para cuidar corretamente